Cesto de frutas em cama de meloa, com molho de frutos silvestres, pinhões e framboesas

















Para 4 pessoas


2 Meloas de tamanho médio, partidas ao meio, sem casca
200 g de Queijo philadelphia
200 g de Requeijão
1 Pacote de Natas frescas
100 g de Açúcar
Sumo de ½ Limão
1 colher de chá de aroma de Baunilha
25 g de pinhões tostados
4 Morangos
2 Pêssegos ou kiwi, maçã, papaia, pêra manga, conforme o gosto
Framboesas

Molho:

200 g de frutos silvestres congelados
50 g de açúcar
Açúcar em pó

Aquecer os frutos silvestres com o açúcar em banho-maria durante 10 minutos. Reservar o molho à parte do mosto dos frutos.

Bater as natas com o açúcar e o sumo de limão, até ficarem ligeiramente firmes. Misturar o queijo philadelphia, o requeijão, o açúcar e o aroma de baunilha. Reservar.
Preparar os morangos, retirando-lhes as folhas. Fatiá-los finamente. Descascar os pêssegos, cortá-los ao meio, de maneira a poder tirar o caroço e deixar as metades inteiras. Cortar cada metade em quatro gomos. Colocar os quatro gomos de pêssego sobre cada rodela da meloa.
Encher a cavidade central da meloa, em primeiro lugar, com uma parte do mosto, fruto da redução dos frutos silvestres. Depois, com o preparado de queijo e natas, e colocar os morangos (ou outra fruta) por cima. Finalizar com o molho, que deve figurar num círculo que acompanha o desenho da meloa no prato, algumas gotas por cima do preparado central, na meloa. Fechar com os pinhões, as framboesas e um toque suave de canela (a gosto) e salpicar com açúcar em pó, tudo ao centro. Colocar 10 a 15 minutos no frigorífico antes de servir, ou retirar do frigorífico10 minutos antes de servir.

Nota: esta sobremesa pode e deve ser servida com outras frutas, tendo como base a ½ meloa. Se não quiser ter qualquer trabalho, sirva a meloa com uma bola de gelado de frutos silvestres, de natas ou strawberry cheesecake, molho de natas, e pinhões ligeiramente tostados.