Tarte de merengue com morangos
















Merengue

10 Claras
300 g de Açúcar
1 colher (café) de Creme de Tártaro

Chantilly, cobertura e recheio
3 pacotes de Natas frescas
200 g de açúcar
1,5 kg de Morangos picados e inteiros

Merengue
Misture todos os ingredientes antes de os aquecer. Em lume baixo e mexendo sempre, somente para aquecer, mexa o merengue com a ponta do dedo se estiver morno e o açúcar derretido. Este vai ser o ponto do merengue. De seguida, bata o merengue com a batedeira na velocidade máxima durante 20 minutos, acrescente o creme tártaro, e bata novamente. Numa forma forrada com papel manteiga, desenhe um disco do tamanho desejado para a torta. Coloque o merengue num saco de pasteleiro, e faça o movimento em espiral, de dentro para fora do disco de merengue, acertando os espaços vazios. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, mantendo a porta entreaberta (calce a porta do forno com uma colher de pau), até o ponto do merengue ser atingido, e este ficar com uma cor dourada.

Preparação
Prepare a torta por camadas. Primeiro, coloque o disco de merengue, em seguida o chantilly e os morangos picados, repita a operação quantas vezes forem necessárias. Finalize com chantilly, e enfeite com morangos inteiros.

Nota: se não quiser fazer por camadas, deite os morangos por cima da tarte merengada, com respectivos sucos e, por fim, o chantilly. Contudo, as camadas são recomendáveis.

(receita adaptada do site uma pitada de sabor)