Semifrio de chocolate e amêndoa crocante























© Foto: Segredos de cozinha, revista


2 bases de Bolo de chocolate (ver receita abaixo)
1 e 1/2 chávena (de chá) de Doce de framboesa
100 g de Açúcar
3 colheres (de sopa) de Água
120 g de Amêndoa inteira sem pele
5 folhas de Gelatina incolor
1 lata de Leite condensado
1 dl de Leite
2 Gemas
2 dl de Natas
Óleo e canela em pó q. b.

Base de bolo de chocolate (duas vezes):

5 Ovos
150 g de Açúcar
120 g de Farinha
30 g de Cacau em pó de chocolate (70%) sem açúcar
20 g de Chocolate negro
10 g de Chocolate de leite
20 g de Manteiga
1/2 colher de chá de Bicarbonato de sódio
1 pitada de Sal

Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Bata os ovos com o açúcar até que triplique de volume. Peneire a farinha com o cacau em pó, o sal e o bicarbonato.
Derreta o chocolate negro e de leite em banho-maria. Junte-lhes 20 g de manteiga enquanto amolecem.

Junte a farinha (+ cacau em pó) à mistura de ovos e açúcar a pouco e pouco, miturando sem bater para não desfazer as bolhas de ar. Junte o chocolate derretido aos poucos, para não criar grumos.
Despeje o preparado na forma e leve ao forno pré aquecido a 160ºC durante 30 minutos. Depois de cozido, retire de forno, deixe arrefecer 10 minutos, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade.

Semifrio:

Coloque uma base de bolo num prato largo e disponha um aro, por cima. Passe o doce de framboesa por uma passador e barre a base com o doce. Coloque outra base sobre o doce e pressione bem.
Leve ao lume o açúcar e a água até obter o caramelo. Nessa altura, junte metade das amêndoas, deixe dourar e retire-as com um garfo para uma superfície untada com óleo; deixe arrefecer.
Demolhe a gelatina em água fria. Misture os dois leites com o resto da amêndoa ralada e as gemas. Leve ao lume, deixe engrossar e junte a gelatina escorrida. Mexa até que se dissolva, retire do calor e deixe arrefecer. Bata as natas bem firmes e reserve-as.
Depois do preparado frio, incorpore as natas batidas e verta sobre o bolo. Disponha as amêndoas caramelizadas e leve ao congelador cerca de duas horas. Antes de servir, retire o aro e polvilhe com canela em pó.

(receita adaptada de Segredos de cozinha e site petitchef)