Bolo de castanhas com Pepitas de chocolate - passatempo

Vai ser o bolo deste fim de semana. Do Chef Rui Costa. Por generosidade, partilho e lanço um desafio. Façam o bolo em casa e publiquem os resultados no mural do facebook do Viagens no meu sofá, ou enviem email para viagensnomeusofa@gmail.com, com fotografia do bolo/empratamento. Sejam criativos. A única regra é usarem, na íntegra e sem variações, a receita mencionada abaixo. A melhor confecção/fotografia, vai ter direito a prémio: um exemplar do livro de onde foi retirada esta receita, a saber, "Um ano de chocolate, 12 meses, 12 frutos, 12 chefes e uma única paixão: o chocolate", de Odete Estêvão, oferta da editora Casa das Letras. Do que é que estão à espera, toca a despachar para a cozinha. O resultado final vai ser uma doçura.



















Para o bolo:

300 g de Castanhas em vácuo
120 ml de Leite meio gordo
200 g de Açúcar em pó
4 Ovos separados
25 ml de Essência de baunilha
1 pitada de Sal
80 g de Chocolate 70%
80 g de Amêndoas moídas
Raspa de 1 limão
Açúcar em pó q.b.

Para o molho de chocolate:

100 g de Chocolate 60%
125 ml de Natas
10 g de Manteiga sem sal

Preparação bolo:

Pré-aquecer o forno a 180C. Untar uma forma de 23 cm de diâmetro e forrar com papel vegetal.
Numa caçarola coberta, leve a ferver lentamente as castanhas e o leite. Retire do lume e reserve para arrefecer.
Reserve duas colheres de sopa de açúcar num recipiente.
Numa taça, bata o restante açúcar com as gemas. Misture a manteiga meio derretida, a baunilha e o sal.
Triture o chocolate e reserve duas colheres. Junte às amêndoas finamente cortadas, e depois, aos ovos. Pode, se quiser, dar uma fritura às amêndoas, para que fiquem ligeiramente caramelizadas de ambos os lados. Se quiser fazer isso, use uma noz de manteiga (mas não a deixe queimar). Depois, coloque a frigideira no forno (médio), e asse ligeiramente as amêndoas, que ficarão crocantes.
Faça um puré com as castanhas e o leite que, entretanto, já arrefeceram mas ainda estão mornos, e junte ao preparado anterior. Quando fizer isso, o chocolate vai derreter.
Deite a raspa do limão e mexa.
Bata as claras em castelo. Acrescente gradualmente o açúcar que reservou (duas colheres) e bata até a mistura ficar brilhante.
Envolva uma pequena porção das claras na mistura do bolo, para que fique mais leve, e depois, com cuidado, vá juntando as restantes claras.
Junte o chocolate picado (triturado) que reservou, mexendo ligeiramente para ficar ligado.
Deite na forma já preparada e coza no forno durante 50 minutos, ou até o palito sair limpo. Uma vez que não leva farinha, a massa ficará aparentemente 'crua'.
Retirar e deixar arrefecer numa rede 15 minutos.
Retirar da forma e servir.

Preparação do molho de chocolate:

Derreter o chocolate em banho-maria em lume médio. Quando derretido, retirar.
Ferver as natas e juntar ao chocolate, e de seguida a manteiga, mexer até estar tudo bem misturado. Servir morno.

(receita adaptada e fotografia retirada de © "Um ano de chocolate, 12 meses, 12 frutos, 12 chefes e uma única paixão: o chocolate", da editora Casa das letras)