PROVERE e as Aldeias do Xisto



















Foram validados mais de 20 milhões de euros de investimento no âmbito do programa PROVERE (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) para as Aldeias do Xisto. Este volume de recursos extra reparte-se por 12 projectos, maioritariamente de âmbito turístico, que vêm criar novos centros de atracção na região, bem como diversificar e qualificar a oferta turística.

Mais especificamente, foram validados 20.615.767,12€ de investimento elegível, 17,5 milhões de euros dos quais repartidos por oito projectos âncora e o restante por quatro projectos complementares, com incentivos que podem ir até 75%, todos de âmbito turístico, com a excepção do proposto pela Ydreams Robotics Global, que se enquadra no desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas. Dos restantes 11, oito são unidades de alojamento com perfil diverso, hotéis de quatro e cinco estrelas, a aldeamentos turísticos, alguns dos quais dedicados ao tema do bem-estar. Os restantes três são centros de atracção, lazer e aventura.

Este investimento consolida o desenvolvimento estratégico da marca Aldeias do Xisto, e o seu impacto numa região elegível do ponto de vista paisagístico, gastronómico e, por isso mesmo, de grande valor turístico.

Foto: © Todos os direitos reservados