Pasta (com tomate)

















Para 4 pessoas

500 g de Esparguete
10 Tomates maduros
1 Lata de Tomate pelado
2 Cebolas grandes
1/2 copo de Vinho branco
1 embalagem de Manjericão (ou 1/2 de Coentros)
100 g Presunto (opcional)
Azeite e pimenta q. b.


Fazer um refogado com a cebola e azeite num tacho grande. Depois da cebola alourar, acrescentar o tomate fresco sem sementes, e o tomate maduro, cortados em pedaços. Deixar cozinhar durante cinco a dez minutos. Refrescar com vinho branco. Deixar cozer mais cinco minutos e pisar os tomates no tacho até ficar com uma pasta de tomate espessa. Corrigir o azeite e o sal.
Entretanto, cozer a massa em água com sal. No final da cozedura, verter a água, deixando alguma para reservar a massa, a que se deve acrescentar algum azeite - para não pegar.
No final, já com o lume desligado, colocar a massa no tacho com o tomate e envolver suavemente sem partir, até que aquela fique embebida no tomate. Acrescentar manjericão cortado fino e servir imediatamente cada porção no prato, raspando um pouco de queijo parmesão (ou, substituição, emental) sobre a pasta, pimenta a gosto e azeite (pouco), reforçando com manjericão cortado grosseiramente. Se quiser enriquecer a pasta, pode acrescentar presunto, embora esta seja uma variação lusa.

 

Quantcast