Pastel de Tentúgal


















Foto: © Alquimia com os tachos

Massa:
500g de Farinha
2dl de Águar
200g de Manteiga
Açúcar em pó
Sal grosso

Recheio:
250g de Açúcar
12 Gemas de ovo

Derreta a manteiga e deite-a na farinha (no centro), depois de várias vezes peneirada. Dissolva o sal em água quente e, pouco a pouco, junte à farinha. Trabalhe a massa, até que se despegue das mãos. Forme uma bola com a massa e ponha-a num prato polvilhado com farinha. Polvilhe a massa obtida também com farinha e cubra-a com um recipiente aquecido. Fica em repouso cerca de 30 minutos. À parte, prepare um recheio (ovos moles) espesso.
Entretanto e passados que foram os 30 minutos, pincele a massa com um pouco de azeite. Tire bocados pequenos de massa e estenda-os, primeiro com o rolo, depois com as mãos, sem rompê-la. (Deve ficar com a espessura de uma folha de papel). Corte-a, então, em rectângulos (14x10 aprox.) e em seguida, sobreponha quatro folhas de massa. Deve pincelá-las com manteiga derretida em banho-maria, à medida que as for sobrepondo.
Feito isso, coloque duas colheres de sopa de recheio sobre as quatro folhas de massa e enrole-as. Dobre as pontas para cima e coza os pastéis, em forno forte. Estando prontos, retiram-se do forno e polvilham-se com açúcar em pó.

(adaptado de Receitas Portuguesas - Os pratos típicos de cada região, Francisco Guedes, Dom Quixote)

 

Quantcast