Salmão em crosta de sésamo com arroz de açafrão












Para 2 pessoas2 Lombos de salmão
Sal q.b.
3 colheres de Sopa de sementes de sêsamo
1 colher de chá de bolinhas de Pimenta preta e rosa
Azeite q.b.

Num almofariz esmague as bolinhas de pimenta e o sal e junte-lhes as sementes de sésamo. Pincele os lombos de salmão com azeite. Coloque a mistura anterior num prato, e passe um dos lados do salmão por esta mistura pressionando para que adira bem.
Leve depois ao lume uma frigideira anti-aderente e deixe aquecer bem. Coloque depois os lombos de salmão com a parte com as sementes virada para beixo, e deixe cozinhar durante dois minutos.
Vire depois o peixe cuidadosamente e deixe acabar de cozinhar do outro lado.
Sirva de imediato com uma mistura de alfaces (rúcula, frisada, francesa) e o arroz de açafrão.

Nota: pode fazer um molho de mostarda, para acompanhar o peixe. Misture os sucos da fritura do peixe com uma colher de chá de mostarda, 2 colheres de sopa de azeite, açafrão, pimenta, um pouco de natas para ficar cremoso, e sal a gosto. Salpique com sementes de sésamo quando empratar.

Arroz de açafrão:

Arroz (1 chávena)

2 1/2 de água
1 caldo (knorr ou similar)
Açafrão q.b.
1 dente de Alho
1 Cebola pequena
1 folha de Louro
Azeite (2 colheres de sopa)
Pimenta a gosto

Refogue o alho esmagado, a cebola e o louro com o azeite. Coloque o arroz e mexa em lume brando, fritando sem deixar pegar. Depois de todo o arroz ficar relativamente frito, coloque a água, o caldo (knorr). Acrescente o açafrão a gosto, deixe cozer. Cinco minutos antes de terminar, destape, tempere com salsa, desligue o lume e deixe acabar de cozer com a tampa fechada.

 

Quantcast