Tartallete de queijos e ervas













Para 4 pessoas

Massa:

2 chávenas (chá) de Farinha de trigo
1 pitada de Sal
10 colheres (sopa) de Manteiga picada
2 gemas
2 colheres (sopa) de água fria
Manteiga

Misture a farinha de trigo, o sal e a manteiga picada. Misture os ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma massa esfarelada. Bata as gemas com a água fria, junte a massa e misture tudo Deixe descansar no frigorífico durante 30 minutos.
Abra a massa sobre uma superficie enfarinhada e distribua-a por uma forma untada apenas com manteiga, ou várias pequenas.
Leve ao forno médio (190 C) por cerca de 15 min, ou até a massa ficar dourada.

NOTA: A manteiga não deve amolecer quanto estiver a preparar a massa, portanto, retire-a do frigorífico no último momento, e procure misturar os ingredientes com as mãos frias. Se a preparação que vai ser usada no recheio necessitar de ir ao forno, reduza o tempo de pré-cozimento da massa para metade.

Recheio:
100 g Requeijão
1 Ovo
6 colheres (sopa) de Creme de leite
1 pitada de manjericão picado
1 pitada de tomilho picado
Tomate-cereja para decorar (ou pimento, se se quiser reforçar com um travo mais amargo)

Misture o queijo, o ovo, o creme de leite, o manjericão e o tomilho. Retire as tartalletes do forno após sete min (antes que fiquem douradam, para não queimarem). Coloque o recheio e volte ao forno médio (180 C) por mais 10 min ou até que estejam douradas. Decore com tomate cereja e uma folha de manjericão. Pode colocar o recheio já pronto e ligeiramente quente na (s) forma (s) e gratinar, já com a massa dourada.

(receita adaptada)

 

Quantcast