Gelado de gengibre com crepes de frutos vermelhos













© Vaqueiro – Todos os direitos reservados


Para 4 pessoas


4 dl de Gelado de baunilha
10 g de Gengibre fresco
50 g de Farinha
200 g de Açúcar
1 Ovo
1,5 dl de Leite
20 g de Margarina
250 g de Frutos vermelhos congelados
2 colheres de sopa de Água
50 g de amêndoa em falhas
Hortelã

Retire o gelado do congelador e deixe-o cerca de 15 a 20 minutos à temperatura ambiente. Junte o gengibre fresco ralado e mexa com uma colher até ficar muito bem misturado.
Molde o gelado em bolas e coloque-as sobre um tabuleiro. Introduza de novo no congelador.
Misture a farinha com 20 g de açúcar numa tigela. Bata ligeiramente o ovo com o leite. Junte-lhes 20 g de margarina, derretida numa frigideira anti-aderente com cerca de15 a 18 cm de diâmetro.
Adicione esta mistura à farinha, mexendo com uma vara de arames até obter um preparado liso. Deixe repousar cerca de 20 minutos. Aqueça a frigideira onde derreteu a margarina e deite uma concha de massa fazendo rodar a frigideira de modo a cobrir o fundo.
Quando começar a alourar por baixo volte o crepe e deixe cozer do outro lado. Repita até esgotar a massa. Reserve os crepes mantendo-os quentes.
Misture os frutos vermelhos com 80 g de açúcar e leve ao lume em banho maria, até o xarope espessar um pouco. Noutro tacho, leve ao lume o restante açúcar (100 g) com a água e deixe ferver até ficar em ponto caramelo. Adicione as amêndoas em falhas, misture muito bem e retire do lume.
Deite a mistura de caramelo e amêndoas (praliné) sobre a pedra da mesa e deixe arrefecer. Depois de frio solte a placa obtida e parta-a em pedaços com um maço de cozinha, ou pique grosseiramente na picadora ou no robot.
Recheie os crepes com os frutos vermelhos, sirva com as bolas de gelado. Polvilhe com o praliné e enfeite com ramos de hortelã.

(receita adaptada do site Vaqueiro)

 

Quantcast