Pesto de gambas com tomate cherry




















Para 4 Pessoas

100 g de Pesto
500 g Gambas grandes frescas
300 g Tomate cherry
4 Fatias finas de Pão alentejano
200 g fatias finas de Presunto
2 dentes de Alho
Azeite extra-virgem
Vinagre de uma erva-doce
1/2 copo de Vinho branco
1 Molho de folhas de manjericão
Sal q. b.
Pimenta q. b.
Hortelã q. b.

Para o pesto:
1 Molho de folhas de Manjericão (outro)
10 dl Azeite
Sal q. b.
Pimenta q. b.

Cortar as folhas de manjericão grosseiramente, juntar uma boa porção de sal, pimenta e o azeite, tudo no almofariz. Desfazer até ficar bem moído. Reservar.


Para a confecção da receita:Torrar o pão no forno até que fique ligeramente crocante, sem deixar endurecer. Assim que retirar do forno, passar o alho partido em metades no pão, uma única vez, de cada lado das fatias. Temperar com azeite e orégãos.
Aquecer a frigideira  com o azeite isolado. Fritar, sem deixar queimar, o outro dente de alho picado finamente. Saltear uma parte (50 g) dos tomates. Reservar. Adicionar o pesto à fritura. Cortar as gambas em metades, deitá-las na frigideira e deixar fritar até que fiquem com uma ligeira cor. Acrescentar o vinagre. Depois, refrescar com o vinho branco, deixar reduzir até evaporar o álcool, deixando ficar algum molho, portanto, nunca deixar secar completamente, e apagar o lume.
Cortar o restante tomate em metades. Numa tigela pequena, adicionar um fio de azeite e sal aos tomates, temperando-os.
Por fim, dispor as gambas e os tomates por cima do pão tostado, as fatias de presunto cortadas em pedaços finos de menos de 1 cm de largura, e um pouco do molho da fritura das gambas por cima. Corrigir o sal e a pimenta. Decorar com hortelã fresca fatiada finamente. Servir com um bom vinho branco ou rosé e fruta da época fresca.

 

Quantcast