Torta de limão com queijo mascarpone
















Para 4 pessoas


Para a massa:

115 g de manteiga
75 g de açúcar
2 ovos inteiros
225 g de farinha de trigo
1 gema de ovo

Para o recheio:

300 g de queijo mascarpone
50 ml de creme de leite fresco
50 ml de leite
100 ml de sumo de limão
100 g de açúcar refinado
3 gemas

Colocar a manteiga num copo misturador ou batedeira e bater até ficar macia.Adicionar o açúcar, e continuar a bater até que a mistura fique esbranquiçada. Colocar os ovos um a um e, quando estiverem incorporados, adicionar a farinha de trigo. Misturar até que toda a farinha de trigo seja incorporada.
Pré-aquecer o forno a 170ºC meia hora antes de levar a massa a assar. A massa deve ser assada primeiro sem o recheio, mas com espaço para incluí-lo mais tarde. Para fazer isso, pode-se usar um pedaço de alumínio com arroz ou outro ingrediente pesado no interior, de maneira a deixar uma abertura. Leve ao forno durante cinco minutos. Retire o que colocou para simular o recheio e volte a colocar a massa no forno durante quinze minutos, até ficar dourada.
Retirar do forno, pincele a massa com as gemas de ovo batidas e coloque novamente no forno durante dois minutos. Isso formará uma pele que fará com que a massa fique estanque e a cobertura definida.
Baixar a temperatura do forno para 110ºC, e prepare o recheio.
Para fazer o recheio, misture o mascarpone, o creme de leite, o leite, sumo de limão e o açúcar numa tigela. Bater as gemas separadamente e, em seguida, adicionar à mistura de mascarpone, e incorporar rapidamente com uma batedeira de arames (ou com a varinha mágica). Levar novamente ao forno durante 20-25 minutos, ou até que o centro do recheio esteja firme, embora um pouco macio. Deixar arrefecer. É possível caramelizar o topo da torta. Para isso basta polvilhar com açúcar e aquecer a superfície salpicada com um maçarico. Servir à temperatura ambiente.

(receita adaptada de saboresdochefe)

 

Quantcast