Bife do lombo com manteiga de coentros e batatas sauté

















Para 4 pessoas

4 Bifes do lombo altos (2  a 3 cm)
40 ml de Azeite virgem extra
Sal q.b.
Pimenta de moinho q.b.

Manteiga de coentros
180 g de Manteiga sem sal
1 dente de Alho, laminado
120 ml de Vinho branco
30 g de Coentros
Sal q.b.
Pimenta de moinho q.b.
Coentros em juliana q.b.

Batatas sauté:
20 batatas novas, pequenas
1 ramo de Tomilho
1 dente de Alho esmagado
Sal fino q.b.
4 a 6 colheres de sopa de Azeite
60 a 80 g de Manteiga sem sal
Sal marinho

Faça primeiro a manteiga e as batatas.

Manteiga de coentros
Escalde os coentros em água a ferver, arrefeça de imediato em água e gelo, escorra bem e reserve. Prepare um fundo num pouco da manteiga com o alho laminado, molhe com vinho branco e deixe ferver um pouco. Baixe o lume e junte a restante manteiga cortada em cubos, pouco a pouco, sem deixar ferver para não cortar o molho. Junte os coentros a um pouco deste molho e triture bem. Adicione o restante molho e envolva bem. Tempere com sal e pimenta.

Batatas no sauté
Coloque-as com a pele num tacho e cubra com água fria, a que juntará o tomilho, o alho e sal. Tape em lume alto e deixe ferver. Reduza o lume, e cozinhe as batatas sem fervura por uns 15 a 20 minutos, testando-as com a ponta da faca. Não as deixe muito passadas.

Corte as batatas ao meio (ou às fatias se as batatas forem maiores). Deite duas a três colheres de azeite na frigideira, espalhe as batatas e tempere-as com sal fino. Deixe-as adquirir um dourado bonito antes de as virar, o que deve demorar uns 3 a 4 minutos. Vire-as, tempere com sal outra vez e deixe também dourar. Junte bastantes pequenos cubos de manteiga à frigideira, nos pequenos espaços entre as batatas, e veja a manteiga a levantar uma bela espuma, enquanto abana levemente a frigideira. Deixe a manteiga ganhar cor e retire as batatas, que devem ficar um pouco estaladiças.

Bifes
Aqueça três a quatro colheres de sopa de azeite numa frigideira. Tempere os bifes com sal e pimenta, imediatamente antes de fritar. Pode também grelhar no carvão, devendo neste caso colocar a gordura quando ainda estiverem ao lume (deixando uma crosta crocante). Em ambos os casos, apesar do gosto pessoal de cada um, devem ser servidos médios ou mal passados.

Nota: as batatas são opcionais.

(receita adaptada do chef Vítor Sobral)

 

Quantcast