Cheescake de limão


175 g de Bolacha tipo Maria
85 g de Manteiga derretida
4 folhas de Gelatina (2 colheres chá gelatina em pó)
Sumo de 3 limões
50 g açúcar
300 g Queijo tipo Philadelphia
250 g Ricotta
150 g Iogurte do tipo Grego/iogurte natural sem açúcar
3 colheres sopa bem cheias de Curd de limão (* ver receita abaixo)

* Curd de Limão

Casca finamente ralada de 4 limões
Sumo de 4 limões
4 Ovos levemente batidos
125 g de Manteiga sem sal
375 g de Açúcar refinado

Coloque todos os ingredientes na parte superior de uma caçarola dupla ou num recipiente à prova de calor sobre uma caçarola com água em fervura branda, de modo a que o fundo do recipiente não toque na água.
Mexa continuamente com uma colher de pau, até a manteiga ter derretido.
Deixe cozer muito suavemente sobre lume brando, mexendo frequentemente, durante cerca de 20 minutos, até o açúcar se ter dissolvido e a mistura ficar cremosa e suficientemente espessa para cobrir as costas da colher de pau.
Não deverá deixar que a mistura ferva, para não talhar.
Coe imediamente a mistura através de um passador cónico fino, para retirar quaisquer pedaços de clara, deitando a mistura em pequenos boiões limpos e secos.
Encha cuidadosamente os boiões mesmo até ao cimo, pois o curd engrossa e encolhe levemente ao arrefecer e solidificar.
Tape os boiões, enquanto a mistura está quente, com discos de papel encerado e depois com discos de celofane humedecido e fixe-os com elásticos.
Guarde no frigorífico e coma-os dentro de 2-3 semanas, pois o curd não se conserva durante muito tempo.

Nota: além do curd de limão, poderá fazer curds de frutas com sumo de limão ou de lima acabada de espremer. Os curds de limão e outros curds com sabor a citrinos são fáceis de fazer pelo o método tradicional como aqui indica. Além de servir para barrar torradas, o curd poderá rechear pequenas caixas de massa.


Para o cheescake
Use uma forma redonda de 20 cm de diâmetro – forrada com papel manteiga ou forminhas com diâmetro inferior (6 a 7 cm) – rende entre 6 a 8.

Ponha as bolachas no copo misturador e triture até ficar com uma consistência de areia. Coloque a manteiga derretida aos poucos, se possível com o copo de misturador em funcionamento. Espalhe esta ‘pasta’ na forma/ formas de forma a ficar com uma base, e leve ao frigorífico para arrefecer.
As folhas da gelatina devem ser colocadas numa tigela com água fria e devem ficar durante quatro a cinco minutos. Enquanto a gelatina amolece, ponha o sumo de limão e o açúcar numa panela pequeno e leve ao lume, médio/baixo, até dissolver o açúcar. Leve ao ponto de fervura e retire do lume.
Esprema as folhas de gelatina de água, para retirar o excesso de líquido e coloque-as na panelinha com o sumo de limão, mexendo até que se dissolvam completamente. Coloque o queijo tipo Philadelphia, a ricotta, o iogurte e o curd de limão numa tigela. Bata tudo muito bem, até ficar com uma mistura homogénea. Acrescente a mistura do sumo de limão e bata para que fique bem integrada com a mistura de queijos. Transfira tudo para a forma de 20 cm ou para as formas pequenas, pressionando bem de maneira a que não fique nenhum espaço vazio com bolhas. Leve tudo ao frigorítico pelo menos três horas antes de servir.

 

Quantcast