Linguado grelhado com molho de camarão



















1,6 kg de filetes de linguado
400 g de camarão médio e limpo
4 Colheres de (sopa) de Manteiga sem sal
200 ml de Vinho branco seco
300 g de Cogumelos (champignon)
100 g de Alcaparras
2 colheres (sopa) de molho inglês
Sumo de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Coentros a gosto

Preparação do linguado
Compre o linguado fresco e retire o filete com uma faca afiada (experimente ICEL, encomendadas à fábrica). Tempere com sal, pimenta do reino e limão. Reserve.
Aqueça uma grelha até fica muito quente. Pincele o peixe com gordura (azeite). Coloque os filetes e deixe cozinhar durante três minutos, de cada lado. Sirva com o molho e acompanhe com legumes cozidos ao vapor (cenouras, feijão verde, batata, couve-flor). Tempere com coentros frescos cortados grosseiramente.

Nota: também pode fazer no carvão, devendo ter o cuidado de pincelar a grelha abundantemente antes de cozinhar, tendo também em atenção que a temperatura tem maiores variações, o que pode condicionar o tempo de preparação de cada lado do peixe.

Molho
Grelhe os camarões numa frigideira com duas colheres de manteiga, durante cinco minutos, até ficarem ligeiramente crocantes, com uma 'capa' com tonalidades escuras. Acrescente o vinho branco seco, mais duas colheres de manteiga, as alcaparras, os cogumelos, o molho inglês, o sumo de limão, a pimenta e sal a gosto. Deixe ferver rapidamente, para incorporar os sabores e derrame sobre o peixe quando for servir.

 

Quantcast