Sandes de queijos e couve-flor



















2 colheres de sopa de Manteiga
1 cabeça de Couve-flor, cortada em pedaços pequenos
Sal e pimenta
1 / 2 chávena de Farinha de trigo
1 / 2 chávena de Farinha de arroz
2 colheres de sopa de Amido de milho
1 chávena de Água com gás fria
Óleo vegetal ou azeite para fritar      
2 Cebolas, em fatias finas
8 fatias de Pão alentejano
2 colheres de sopa de Azeite extra virgem
4 fatias de Queijo da Ilha
4 fatias de Queijo Cheddar

Aqueça uma frigideira grande em lume forte. Adicione a manteiga e a couve-flor, refogue-a até dourar, mexendo para que não queime. Tempere com sal e pimenta, remova a couve-flor e coloque num recipiente com papel absorvente para retirar o excesso de gordura.   
Para a massa
Misture a farinha, amido de milho e uma pitada de sal e pimenta. Junte a água com gás fria e bata até ficar homogéneo. (A água deve estar fria para a massa ficar tipo tempura). Coloque a massa no frigorífico até que esteja pronta para fritar.

Aqueça cerca de oito centímetros de óleo vegetal a 180 °C numa frigideira ou panela funda. Cubra a massa com fatias de cebola, mergulhe no óleo e frite até dourar. Escorra num recipiente com papel absorvente e tempere com sal e pimenta.
Aqueça o grelhador em lume brando (ou chapa, ou grelhador exterior). Regue um lado de cada fatia de pão com meia colher de sopa de azeite, coloque quatro fatias, com o lado da gordura para baixo, no grelhador. Recheie cada fatia com o queijo da Ilha, a couve-flor, as cebolas fritas e uma fatia de queijo Cheddar, nesta ordem. Coloque as outras quatro fatias de pão por cima das sandes, com o lado da gordura para cima. Vire o pão para que fique dourado dos dois lados, até que o queijo derreta. Sirva acompanhado de uma salada de tomate e rúcula.

(receita adaptada de Cat, Le chef)

 

Quantcast